top of page
institutovincenzos

Educação como ponto de partida





Por REVIDE


O Instituto Vincenzo Antonio Spedicato (IVAS) foi fundado em março de 2021 como uma organização sem fins lucrativos dedicada a objetivos educacionais, sociais e filantrópicos. Seu propósito central é impulsionar o desenvolvimento humano, explorando suas potencialidades, habilidades e competências, enquanto simultaneamente busca promover o desenvolvimento sustentável da comunidade local. 


O GRUPO INTELLI concebeu o IVAS alinhando-o com os princípios e metas de desenvolvimento sustentável delineados na Agenda 2030 da ONU. “Entendemos que o ponto de partida essencial é a Educação. Contudo, não nos limitamos à educação tradicional, confinada às paredes da escola. Buscamos uma abordagem holística, que considere o desenvolvimento integral do indivíduo, transcendo os limites do ambiente escolar”, afirma a presidente do Instituto, Chiara Spedicato Ventre


O IVAS estabelece parcerias público-privadas com a Prefeitura Municipal de Orlândia, Associação Comercial, empresas locais e instituições como Senai, Sesi, Sebrae e Centro Paula Souza.


Em junho de 2021, foi lançado o projeto “Adolescentes de Futuro”, destinado a 150 jovens de 14 a 18 anos de escolas públicas. Os participantes recebem bolsas financeiras como incentivo à permanência escolar, desde que mantenham uma frequência mínima de 75%, bom comportamento e participação nos cursos de habilidades e competências oferecidos. 


Em 2022, foi introduzido o projeto “Talentos na Rede”, focado em esportes, mais especificamente o futsal, atendendo a 55 crianças de 7 a 14 anos, com o objetivo de promover valores como trabalho em equipe, socialização e saúde, além de incentivar a permanência na escola. 


No mesmo ano, foram ampliados os serviços para atender jovens acima de 18 anos, oferecendo cursos de qualificação profissional em diversas áreas, como ferramentaria, empreendedorismo, tecnologia, administração e recursos humanos. 




SEMENTINHAS DO AMANHÃ


Em março de 2024, o IVAS assumiu a gestão da creche municipal EMEB José Luiz Parreira “Dadá, renomeada como “Sementinhas do Amanhã”, atendendo a 90 crianças de 0 a 3 anos e 11 meses. 


Atualmente, em parceria com o SESI, o instituto promove inscrições para o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) online. 


Em 2023, foram 560 beneficiados por meio dos programas do instituto, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e integral da comunidade de Orlândia e região. 


“O IVAS é mais do que uma instituição, é um farol de esperança e oportunidade em nossa comunidade. Nosso compromisso com a educação, o desenvolvimento humano e a sustentabilidade deixa uma marca, capacitando pessoas de todas as idades a alcançarem seu máximo potencial e a contribuírem para um futuro mais próspero e equitativo” conclui Vincenzo Spedicato. 


13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page